10/28/2014

Tempestade tropical deixa mortos e 700 mil desabrigados nas Filipinas

20/09/2014 04h09 - Atualizado em 20/09/2014 04h17

Ao menos cinco pessoas morreram, segundo informações das autoridades.

Mais de 200 mil pessoas estão em 400 centros de evacuação no país.


Moradores de Cainta, na província de Rizal, a leste de Manila, passam por enchente durante a tempestade tropical  (Foto: Romeo Ranoco/Reuters)
Moradores de Cainta, na província de Rizal, a leste de Manila, passam por enchente durante a tempestade tropical (Foto: Romeo Ranoco/Reuters)
Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 700 mil foram afetadas pela tempestade tropical 'Fung-wong', que causou grandes inundações no norte das Filipinas, inclusive na capital do Manila, informaram neste sábado (20) as autoridades.
Além disso, há pelo menos uma pessoa desaparecida, enquanto cerca de 1.800 passageiros tiveram seus voos cancelados devido ao temporal, segundo o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres.
Mais de 200 mil pessoas estão em 400 centros de evacuação, principalmente na ilha de Luzon.
Com ventos de 95 km/h e rajadas de até 120 km/h, 'Fung-wong' se encontra 137 quilômetros ao noroeste de Ilocos Norte e espera-se que saia das Filipinas em direção a Taiwan na tarde de domingo.
Em Manila, o distrito de Marikina é o mais afetado, onde o rio que leva o mesmo nome ameaça transbordar-se e forçou a evacuação de pelo menos 26 mil pessoas, o que provocou a declaração de estado de calamidade na região.
A tempestade tropical causou também o fechamento de centenas de centros escolares e escritórios governamentais.
Entre 15 a 20 tufões alcançam as Filipinas a cada ano durante a estação de chuvas que, geralmente, começa em maio e termina em novembro.
Especialistas das agências internacionais identificaram a favelização e o acúmulo de lixo nas águas e no esgoto pelo elevado número de vítimas que as chuvas de monção causam nas Filipinas.
Moradores usam pequeno barco para atravessar rua inundada pela tempestade tropical nas Filipinas (Foto: Romeo Ranoco/Reuters)

FONTE:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/09/tempestade-tropical-deixa-mortos-e-700-mil-desabrigados-nas-filipinas.html