10/28/2014

Tufão 'Kalmaegi' mata 3 nas Filipinas Tormenta teve ventos sustentados de 120 km/h e rajadas de até 150 km/h. Fenômeno tirou de casa 7.800 pessoas no norte do país.

Homem apanha um pato perdido nas águas que inundaram a cidade de Quezon. (Foto: Aaron Favila / AP Photo)
Homem apanha um pato perdido nas águas que inundaram a cidade de Quezon. (Foto: Aaron Favila / AP Photo)

Pelo menos três pessoas morreram e outras três ficaram feridas após a passagem do tufão "Kalmaegi" pela ilha de Luzon, no norte das Filipinas, informou nesta segunda-feira (15) o Conselho para a Gestão e Redução de Desastres do país.
Segundo a agência, a tempestade, que chegou no domingo (14) a 22 províncias de Luzon com ventos sustentados de 120 km/h e rajadas de até 150 km/h, deixou também mais de 7.800 pessoas desalojados, que estão em 36 centros de desabrigados.
Outras 540 pessoas ficaram presas em vários portos, disse a guarda-costeira do país.
Tormenta provocou enchentes na região norte das Filipinas. (Foto: Aaron Favila / AP Photo)Tormenta provocou enchentes na região norte das Filipinas. (Foto: Aaron Favila / AP Photo)
O olho do Kalmaegi, batizado com o nome de "Luis" pelas autoridades locais, saiu do território filipino, afirmou a Agência Meteorológica das Filipinas (Pagasa, na sigla em inglês).
No entanto, a fonte assinalou ao meio local "Inquirer" que continuarão sendo registradas fortes precipitações no norte do país durante o dia. Por isso, é provável que o número de afetados aumente.
É possível, além disso, que outro tufão chegue ao arquipélago asiático na próxima semana, apontou a Pagasa.
A temporada de tufões nas Filipinas, que começa em geral em junho e conclui em novembro, gera todos os anos entre 15 e 20 tufões.
Desalojados se abrigam em uma quadra coberta em Marikina. (Foto: Erik de Castro / Reuters)Desalojados se abrigam em uma quadra coberta em Marikina. (Foto: Erik de Castro / Reuters)

Tufão Kalmaegi atinge Filipinas e corta linhas de energia

Moradores da região norte do país tiveram de fugir para terrenos elevados.
Ainda não há relatos sobre vítimas.

Da Reuters
Garoto é atingido por ondas em Manila, capital das Filipinas, neste domingo (14) (Foto: AP)Garoto é atingido por ondas em Manila, capital das Filipinas, neste domingo (14) (Foto: AP)
Um forte tufão atingiu a região norte produtora de arroz das Filipinas neste domingo (14), cortando linhas de energia e de comunicações e forçando pessoas a fugir para terrenos mais elevados, disseram funcionários da agência nacional de desastres.
Com ventos centrais de 130 quilômetros por hora e rajadas de até 160 quilômetros por hora, o tufão Kalmaegi desembarcou no início da noite de domingo na província de Isabela, despejando fortes chuvas que encharcaram fazendas, disse Alexander Pama, diretor-executivo da agência nacional de redução do risco e do conselho de gestão.
Kalmaegi, conhecido localmente como "Luis", está se movendo de oeste a noroeste a 22 quilômetros por hora, mas espera-se que enfraqueça e perca velocidade, uma vez que vai atravessar uma região montanhosa antes de sair para o Mar do Sul da China.
"Ainda não há relatos de vítimas e danos", disse Pama. "Estamos iniciando a nossa resposta a desastres. Vamos evacuar áreas propensas a inundação e de baixa altitude, temos pacotes de comida pré-posicionados para as famílias deslocadas."
A agência de desastres não tem uma estimativa sobre o número de pessoas que foram movidas para áreas de abrigo, mas centenas haviam deixado aldeias costeiras com a aproximação da tempestade.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/09/tufao-kalmaegi-atinge-filipinas-e-corta-linhas-de-energia.html